Editor de partições GParted

GParted (Gnome Partition Editor) é o aplicativo gratuito para edição de partições.Com ele você pode criar novas partições, excluir, redimensionar, verificar e copiar partições e seus sistemas de arquivos.É um aplicativo muito parecido com o Partition Magic, mais leva a vantagem de ser totalmente gratuito, já o Partition Magic é pago.O GParted suporta a maioria dos sistemas de arquivos, entre eles Ntfs, fat32, Ext3, Ext2 e outros.
O GParted possui uma versão Live CD, isso quer dizer que roda diretamente do cd sem tem que fazer instalação.

Então, abaixo vou explicar como você poder usar essa excelente ferramenta.

  1. Baixe a imagem .iso AQUI e grave em um CD.A imagem tem aproximadamente 50MB apenas.
  2. Configure o micro na bios para dar boot pelo CD-ROM.
  3. Ao dar o boot pelo CD irá aparecer o menu abaixo, apenas pressione o enter.
  4. Após, aparecerá o menu abaixo para você irá escolher a configuração do teclado, como você vai usar quase que 100% o mouse, você pode apenas pressionar o enter que ele vai ficar com a configuração default.
  5. Agora espere um pouco e ele irá abrir a parte gráfica como na imagem abaixo, no menu de ferramentas clique no GPARTED, o agora é só você utilizar os ícones da barra de ferramentas e fazer o que você deseja, por exemplo, se quiser redimensionar a partição, selecione com o mouse a partição que deseja redimensionar e clique no ícone Resize/Move no menu de ferramentas e depois escolha o tamanho e de um ok, depois clique no botão Apply para ele aplicar tudo que você fez.
Se tiver alguma dúvida pode postar nos comentários que responderei.

3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, mas um programa legal que eu nao conhecia, baixando e conferindo :)

Anônimo disse...

Oi tudo bem! É o seguinte eu fiz conforme a sua orientação, mais ele não mostra a parte gráfica. Então eu digito o comando startx ele dar erro. Não sei o que devo fazer você pode me ajudar?

Adriano disse...

Muito bom esse tutorial, continue assim! Obrigado.