Desligar computador pela rede

PsShutdown e umas das ferramentas que acompanha o Pstolls, como ele você pode desligar uma ou várias máquinas através da rede, muito útil quando se tem várias máquinas para desligar no final do dia.Abaixo vou ensinar os comandos e como criar um arquivos .bat para você poder gravar os comandos e executar quando precisar.

Primeiro baixe o PsShutdown aqui e cole dentro de C:\windows\system32

Após isso você já pode entrar no prompt de comando

Digite no prompt o seguinte comando:

Psshutdown –k \\nomedamaquina –u username –p senha

Explicando:

-k é o comutador para desligar
-u é para poder especificar um usuário
-p é para poder colocar a senha

Apenas altere o “nomedamaquina” pelo nome da máquina que você quer desligar e em “username” coloque o nome do usuário administrador da máquina no qual você irá desligar, se for em uma rede com controlar de domínio, você pode usar um usuário administrador do domínio, e em “senha” troque pela sua senha.

Abaixo vai a lista dos comutadores para você usar.

Comutador

Descrição

-a

Interrompe um encerramento já em andamento iniciado pelo PsShutdown.

-c

Permite que um usuário interativo interrompa o encerramento.

-d

Suspende o computador (espera).

-e

Códigos de motivo de encerramento. Recomendo a consulta ao site da Microsoft para obter ajuda sobre esses códigos, pois podem causar problemas ao serem usados com o PsShutdown e o shutdown.exe interno. Acesse msdn2.microsoft.com/en-us/library/aa376885.aspx para obter mais informações.

-f

Força a finalização de todos os aplicativos em execução.

-h

Coloca o computador em hibernação.

-k

Desliga o computador (reinicia se o desligamento não for suportado).

-l

Bloqueia o computador.

-m

Especifica a mensagem a ser exibida para qualquer usuário interativo.

-n

Especifica o tempo limite que deve ser aguardado antes da falha de conexão nos computadores remotos.

-o

Desconecta o usuário do console.

-r

Reinicia o computador.

-s

Encerra, mas não desliga o computador.

-t

Tempo esperado antes de executar o comando de encerramento ou a hora específica para desligar.

-v

Exibe a mensagem para os usuários até o encerramento.

@file

Executa o comando em todos os computadores especificados no arquivo de texto.

Abaixo um exemplo de comando usando mais comutadores.

psshutdown -k -f \\D202-024 -t 60 -m "O computador será desligado, salve seus trabalhos e efetue logoff"

Como criar um arquivo .bat para execução sem tem que abrir o prompt e executar um de cada vez.

ð Abra o notepad ou qualquer outro edito de texto.

ð Coloque os comandos dentro do arquivo e vá em salvar como e salve com a extensão .bat em vez de txt.

ð Ex:

start /b psshutdown -k -f \\micro01 -t 60 -m "O computador será desligado, salve seus trabalhos e efetue logoff"
start /b psshutdown -k -f \\micro02 -t 60 -m "O computador será desligado, salve seus trabalhos e efetue logoff"
start /b psshutdown -k -f \\micro03 -t 60 -m "O computador será desligado, salve seus trabalhos e efetue logoff".

É isso, qualquer dúvida pode postar nos comentários que irei responder.

24 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anônimo disse...

Muito bom o post.
Você só equeceu de falar que para esse comando funcionar, o serviço de mensageiro dos computadores tem que está ativado.

Dangelo disse...

Legal que você gostou do post.
Na rede na qual eu uso o psshutdown o mensageiro de todas as máquinas estão desabilitados e funciona normalmente.
Abraços

Anônimo disse...

Muito bom o Post!!!

Agora gostaria de saber o seguinte se a maquina tem o Usuario B mas este usuario não contem password como devo proceder para poder desligar a maquina?

Anônimo disse...

na minha rede não consegui fazer, o que será que estou fazendo errado, tem alguma dica.

Anônimo disse...

Não consegui fazer na minha rede, todos os computadores estão em um dominio. TEnho que criar um compartilhamento ?

Dangelo disse...

Luis, a unica coisa que precisas é executar o commando ou bat com o usuário administrador do dominio.E tambem confirmar se o arquivo psshutdown.exe está mesmo na pasta system32 da máquina que voce esta executando o commando.Qualquer coisa me diz o erro que esta aparecendo na tela.
Abraços

Bruno disse...

Muito bom o post, mas só fiquei na duvida de uma coisa.

Quando eu tento desligar uma maquina que só tem usuario sem senha, como faz para desligar ela???
Fico no aguardo.

Dangelo disse...

Opa, Bruno faça assim:

psshutdown -k \\nomedocomputador -u administrador

tecle enter e será pedido a senha, como não tem senha apenas tecle enter.

Falows

Unknown disse...

na minha rede não DEU !!!!

digitei o comando como mencionado acima, o arquivo psshutdown.exe esta na system32 o serviço de mensageiro esta habilitado, porém não está dando certo

aparece a mensagem

" Couldn't access micro-05: {o que eu estou querendo desligar remotamente}

if micro-05 is already performing a shutdown operation you must abort irt before issuing a different command.


uso o windows xp, e quero desligar um computador que está no mesmo grupo de trabalho que o meu... se puder ajudar agradeço... abras.

Dangelo disse...

Olá, tente a dica que passei para o bruno.Tente este comando:

psshutdown -k \\nomedocomputador -u administrador

tecle enter e será pedido a senha de administrador na máquina a qual você quer desligar.
Falows

Bruno disse...

Então Dangelo, fiz como você falou, mas infelizmente deu o seguinte erro.
"Couldn't access 10.0.1.8:
Nenhum provedor de rede aceitou o caminho da rede.
If 10.0.1.8 is already performing a shutdown operation you must abort it before issuing a different command."

Fico no aguardo.

Dangelo disse...

Bruno, você consegue pingar a máquina?consegue acessar algum compartilhamento dela?Está mensagem parece que você não consegue pingar ela ou não tem permissão.Cola aqui o commando que você esta digitando no prompt.Se você for no prompt e digitar somente "psshutdown /?" aparece alguma coisa?

Bruno disse...

Achei é que eu estava logado errado no windows, agora deu mas o erro de Acesso negado ainda continua :(
se eu digitar psshutdown /? aparece uma tela de HELP.

Você teria algum e-mail que podemos se comunicar?

Dangelo disse...

dangelo.moraesΘgmail·com

Rafael disse...

bom dia, cara aqui na empresa tb naum deu certo este comando exceto pelo servidor tenho uma rede wireless com 6 maquinas e um server com windows 2003 server este eu consigo desligar sem problemas porem os outros com win xp que estao na rede da a mesma msg do colega acima acesso negado jah verifiquei usuarios por que senha nehum tem e esta tudo correto, sera que tem mais alguma coisa a fazer?

Dangelo disse...

Rafael, a solução encontrado no caso do Bruno foi de colocar um senha no usuário administrador, e nao deixar em branco, e na hora de executar o comando utilizar o usuário administrador e não o que está em branco.
Falows

Cague Procinema disse...

o meu so da acesso negado vei o q podec isso? setodos da minha rede é administrador

Unknown disse...

Caro Rafael gostei muito dessa solução e estou usando, mas gostaria de ocultar a execução do BAT, tentei colocar no inicio o "@ECHO OFF" mas não funciona terias outra idéia.

OBRIGADO

Rafael disse...

Ola, eu quero saber como eu descobru o nome da maquina, como eu acho? e esse programa que é para por lá na pasta system32 é no meu pc? ou no que eu vou desligar?

Dangelo disse...

Olá Rafael, para saber o nome do computador você vai no menu inicia> painel de controle> dois cliques no icone sistema e após abrir clique na aba nome do computador.O psshutdown é para colocar na pasta system32 do seu PC, o que vai ser desligado não precisa.

Rafael disse...

Ola, vlw! consegui pega o nome, Irei tentar desliga o pc da rede e posto aqui se deu certo!

Você tem algum msn de contato? caso não dê aqui!

Rafael disse...

Eu usei este comando : "psshutdown -k \\nomedocomputador -u administrador"
e não funcionou! esta dando acesso negado.

oque eu faço agora? esta tudo certo! =xx

Anônimo disse...

Comigo está dando o mesmo problema de acesso negado que o deles. Como posso resolver?