Comandos do console de recuperação do Windows XP

Segue abaixo uma lista e uma pequena explicação dos comandos que podem ser utilizados no console de recuperação do Windows XP.
Caso precise de mais explicações no final da listagem dos comandos tem um link com mais informações.

* Attrib altera atributos em um arquivo ou subdiretório.
* Batch executa comandos especificados no arquivo de texto Inputfile. O Outputfile contém a saída dos comandos. Se você omitir o parâmetro Outputfile, a saída aparecerá na tela.
* Bootcfg modifica o arquivo Boot.ini para configuração e recuperação de inicialização.
* CD (Chdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.
* Chkdsk A opção /p executa o Chkdsk mesmo que não haja sinalização de erro na unidade. A opção /r localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. Essa opção implica em /p. O Chkdsk requer o Autochk. O Chkdsk procura automaticamente o Autochk.exe na pasta de inicialização. Se o Chkdsk não encontrar o arquivo na pasta de inicialização, procurará o CD-ROM de Instalação do Windows 2000. Se o Chkdsk não encontrar o CD-ROM de instalação, solicitará que o usuário localize o arquivo Autochk.exe.
* Cls limpa a tela.
* Copy copia um arquivo para um local de destino. Por padrão, o destino não pode ser uma mídia removível e não é possível usar caracteres curinga. Quando um arquivo compactado do CD-ROM de Instalação do Windows 2000 é copiado ele é automaticamente descompactado.
* Del (Delete) exclui um arquivo. Opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local. Por padrão, não é possível usar caracteres curinga.
* Dir exibe uma lista de todos os arquivos, incluindo arquivos de sistema e ocultos.
* Disable desabilita um serviço ou driver do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou driver que você deseja desabilitar. Quando você usar esse comando para desabilitar um serviço, o comando exibirá o tipo de inicialização original do serviço antes de alterá-lo para SERVICE_DISABLED. Observe o tipo de inicialização original para poder usar o comando enable para reiniciar o serviço.
* Diskpart gerencia partições nos volumes do disco rígido. A opção /add cria uma partição nova. A opção /delete exclui uma partição existente. A variável dispositivo é o nome do dispositivo para uma nova partição (por exemplo, \dispositivo\discorigido0). A variável unidade é a letra de unidade para uma partição que esteja sendo excluída (por exemplo, D). Partição é o nome com base na partição de uma partição que esteja sendo excluída, (por exemplo: \dispositivo\discorigido0\particao1) e pode ser usada em vez da variável unidade. A variável tamanho é o tamanho, em megabytes, de uma nova partição.
* Enable habilita um serviço ou driver do Windows. A variável serviço_ou_driver é o nome do serviço ou driver que você deseja habilitar e tipo_de_inicialização é o tipo de inicialização de um serviço habilitado. O tipo de inicialização usa um dos seguintes formatos:
SERVICE_BOOT_START
SERVICE_SYSTEM_START
SERVICE_AUTO_START
SERVICE_DEMAND_START
* Exit fecha o Console de Recuperação e reinicia o computador.
* Expand expande um arquivo compactado. A variável origem é o arquivo que você deseja expandir. Por padrão, não é possível usar caracteres curinga. A variável destino é o diretório para o novo arquivo. Por padrão, o destino não pode ser uma mídia removível e não pode ser somente leitura. É possível usar o comando attrib para remover o atributo somente leitura do diretório de destino. A opção /f:filespec é obrigatória quando a origem contém mais de um arquivo. Essa opção permite caracteres curinga. A opção /y desabilita o prompt de confirmação de substituição. A opção /d especifica que os arquivos não serão expandidos e exibe um diretório dos arquivos na origem.
* Fixboot grava um setor de inicialização novo na partição do sistema.
* Fixmbr repara o código mestre de inicialização da partição de inicialização. A variável dispositivo é um nome opcional que especifica o dispositivo que requer um novo MBR (registro mestre de inicialização). Omita essa variável quando o destino for o dispositivo de inicialização.
* Format formata um disco. A opção /q realiza uma formatação rápida. A opção /fs especifica o sistema de arquivos.
* Help Se você não usar a variável comando para especificar um comando, help listará todos os comandos compatíveis com o Console de Recuperação.
* Listsvc exibe todos os serviços e drivers disponíveis no computador.
* Logon exibe instalações do Windows detectadas e solicita a senha de Administrador local para essas instalações. Use esse comando para mover para outra instalação ou subdiretório.
* Map exibe os mapeamentos de dispositivos atualmente ativos. Inclua a opção arc para especificar o uso de caminhos ARC (Advanced RISC Computing), o formato do Boot.ini, em vez de caminhos de dispositivo do Windows.
* MD (Mkdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.
* More/Type exibe o arquivo de texto especificado na tela.
* Rd (Rmdir) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local.
* Ren (Rename) opera somente nos diretórios do sistema da instalação atual do Windows, mídias removíveis, diretório raiz de qualquer partição do disco rígido ou origens da instalação local. Não é possível especificar uma nova unidade ou caminho como destino.
* Set exibe e define as variáveis de ambiente do Console de Recuperação.
* Systemroot define o diretório atual para %SystemRoot%.

kb307654

2 comentários:

marcos disse...

parabens nossso mundo precisa de mais pessoas como ti que estão sempre a dispozição de ajudar.

Black Spider disse...

Veja mais informações sobre Linux e informática em www.andrearanha.blogspot.com