Como consertar placa-mãe com problema na bateria


Muitos com eu que trabalha com manutenção já recebeu algum computador perdendo a configuração da Bios e conseqüentemente a data e hora. Muitas vezes troca a bateria da placa mãe resolve mais também muitas vezes mesmo a bateria estando boa o computador continua perdendo a configuração da Bios. Abaixo segue duas imagens de uma solução para resolver este problema. A solução como se pode ver abaixo e fazer uma ligação direta do jumper da bateria para o +(positivo) da bateria.Qualquer dúvida em relação a isto pode postar no comentários que tento ajudar.Testei em uma placa-mãe PCCHIPS e uma SOYO.Não precisa ficar com medo de fazer isto pois não vai danificar sua pla-mãe, ao contrario, sua pla-mãe ja está danifica e fazendo isto você tem um chance de tentar recuperar.A única coisa que pode acontecer e você ter que trocar a bateria um pouco mais cedo que o normal.

10 comentários:

Anônimo disse...

isso eh uma gambiarra!!!!!!!!!!
eh mais fazer o que todo brasileiro gosta disso mesmo

mauroslucios disse...

brother..
Em qual pino se liga no de clear cmos?
Minha placa é uma ga 945gcmx-s2 gigabyte!

Dangelo disse...

Mauroslucios, nao liga no pino, liga no proprio jumper, naquela parte do jumper que nao tem a capinha, neste meu caso o jumper fica na posição normal, nos casos que não tem o jumper não sei como pode ser feito.

Abraços

Anônimo disse...

Me passa, por favor, esse esqueminha da bateria, pois isso sempre acontece por aqui e sempre orientamos ao cliente a troca da placa mãe, mas seria uma forma do cliente usar a placa por mais algum tempo... e-mail: contato@lginfo-cravinhos.com.br... Obrigado

camila disse...

minha tem tres pinos ?
qual faço o jump

Edson disse...

Olá amigo, já me deparo com esse problema a muito tempo e só agora me deparei com essa idéia simples e muito boa. Parabéns!!

Anônimo disse...

A minha placa não tem jumper apenas dois pinos pra quando for faze o clear neste caso onde ligo o positivo da bateria?

Unknown disse...

Cara deu certo mesmo! Valew!!

Eduardo disse...

É p ligar nos pinos com a capinha ?

Anônimo disse...

Oque queria saber seria em relação ao tempo que dura esta ligaçao direta pois se gasta a bateria mais rapido dura pelo menos quantos meses ou 1 ano pelo menos?