Script para alterar permissão em pastas

Primeiro para quem não conhece, o Windows tem um comando chamado “CACLS” que exibe ou modifica as listas de controles de acesso ACLS de arquivos. Muito útil para alterar permissões através de linhas de comando, isto localmente ou pela rede.Abaixo dou um exemplo da criação de um .bat para dar permissão para Alterar/Gravar em uma pasta para o grupo Usuários.Para criar o .bat basta abrir o notepad e salvar o arquivo com a extensão .bat e colar o seguinte texto dentro do arquivo.
cacls "C:\Teste" /T /E /G Usu rios:C
Explicação:
Cacls=comando
C:\Teste= pasta a ser dada permissão
/T= Altera permissões na pasta especificada e todas subpastas
/E=Edita permissão em vez de substituir
/G=Concede direito ao usuário especificado, no nosso teste o grupos de usuários.
Usu rios= Grupo de usuário que será dado permissão, como usuários tem acento e dos interpreta o usuário como usu rios.Se você utilizar um usuário sem acento não terá este problema.
:C= É o tipo de permissão que estou dando, e C é para poder Alterar/Gravar.Tem também o “W” que é só permissão para gravar e o “F” que é permissão para controle total.
Qualquer dúvida por entrar no prompt de comando e digitar cacls e digitar enter que vai aparecer à ajuda do comando.

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde pessoal!!!

Tentei fazer um script para alterar a permissão do grupo usuários como está descrito acima, mas não funcionou. Alguém pode me ajudar?

Grato.

Unknown disse...

cara ele diz que não foi fito o mapeamento etre os nomes de conta e as identificões de segurança.

peguei um virus que bloqueou as permissões de uns arquivos meus executaveis e ate do me ani-virus achei que com esse comando daria pra fazer funcionar...o q você me diz?
desde ja agradeço!

Anônimo disse...

Valeu pela dica! Consegui excluir pasta do XP alterando as permissões com este scrit, estava alterando uma a uma, e agora ficou moleza, obrigado!

Unknown disse...

Boa tarde,
Fiz dois scripts, um para bloquear o desktop durante o logon e outro para liberar quando fazer logoff e deu certinho, porém quando ocorre um fechamento incorreto do sistema (como falha de energia por exemplo) o perfil não carrega por não haver permisssão para gravar na pasta (pq não foi executado o de o script de logoff), preciso fazer com que o script que libera funcione antes mesmo de carregar o perfil, o problema é que não sei como fazer isto já que se eu executar o script durante a inicialização o mesmo não saberá qual usuário irá fazer logon. Alguém aí teria alguma solução para este problema??? Por favor me ajudem!

Anônimo disse...

Ola boa noite identifique o ususrio com a variavel de ambiente % username% pous o eindows carrega esta variavel antes mesmo do processo de logon